"A previsão é que até 2017 cem por cento das residências do núcleo central urbano, de Penedo, Maringá, Maromba e da Granja Itaúna, na Vila Benfica, sejam abastecidas com água tratada."
FOCO REGIONAL (09/12/2011).
FOCO REGIONAL (09/12/2011).
Itatiaia apresenta projeto para tratamento da água e esgoto
Itatiaia já tem um projeto para o tratamento da água e do esgoto no município, assim como para drenagem e manejo das águas pluviais e da limpeza urbana, feito em parceria com o governo do Rio de Janeiro, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). Para desenvolver esse projeto o Inea contratou a Serenco, uma empresa de engenharia do Paraná, e que desenvolve estudos nas áreas de saneamento e de hidráulica. O estudo foi apresentado numa cerimônia pública, durante o II Seminário do Plano Municipal de Saneamento Básico, realizado na Casa da Cultura pela Secretaria de Meio Ambiente, e define metas para serem alcançadas até 2014, numa primeira etapa, e até 2017 para ser complementado.
– Estamos trabalhando para levar o saneamento básico para toda a população, criando condições apropriadas para a saúde pública e a proteção e conservação do meio ambiente, visando uma melhor qualidade de vida – disse o secretário Domingos Baumgratz.
O projeto de saneamento prevê que serão construídas três Unidades de Tratamento de Água (ETA) até 2014, em substituição ao atual sistema de abastecimento, que atende a aproximadamente 85% das residências. A proposta é que até daqui a três anos a água seja tratada adequadamente, inclusive com filtragem, que não existe atualmente, pois só é clorada. O núcleo urbano do município e a Vila Benfica, que são abastecidos pelas águas do rio Campo Belo, terá a primeira ETA, o manancial da Fazenda da Serra receberá a segunda, que irá abastecer Penedo, e a terceira terá captação no rio Monjolo, que irá atender Maringá e Maromba. A previsão é que até 2017 cem por cento das residências do núcleo central urbano, de Penedo, Maringá, Maromba e da Granja Itaúna, na Vila Benfica, sejam abastecidas com água tratada.
O estudo prevê, ainda, a ampliação, melhoria e a substituição dos reservatórios de água. O do Morro do Cruzeiro, por exemplo, será ampliado, e o do Cazunga será desativado, por estar em más condições e ter sido reprovado pelos técnicos – os moradores que se beneficiam desse reservatório passarão a receber a água do rio Campo Belo.
O projeto também sugere fontes alternativas de abastecimento, como a captação em pequenos mananciais e a abertura de poços artesianos, além de maior rigor no controle dos vazamentos.
Tratamento de esgoto
O estudo da Serenco mostra a implantação de um sistema de esgotamento sanitário por meio da instalação de quatro Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) no município. A previsão é instalar uma ETE até 2014, para atender o núcleo urbano de Itatiaia, e outra na Vila Flórida e duas em Penedo até 2017, e que juntas com as ETEs de Maromba e Maringá, que já estão em funcionamento, coletarão 100% do esgoto do município.
O governo municipal também tem como meta acabar, em até 10 anos, com a rede de esgoto que corre junto a de águas pluviais, chamada de rede mista. A mudança vai evitar que o esgoto das casas seja jogado sem tratamento nos rios, o que polui os mananciais e faz proliferar ratos e baratas, que invadem as casas, principalmente da população ribeirinha, causando riscos à saúde.
O manejo das águas pluviais e a drenagem urbana também são preocupações da Prefeitura para reduzir ou evitar de vez os problemas de inundações e a degradação dos recursos hídricos, e prevê o escoamento superficial, uma rede subterrânea e bacias de controle de vazão.
Disponível em http://www.focoregional.com.br/Noticia/Itatiaia%20apresenta%20projeto%20para%20tratamento%20da%20%C3%A1gua%20e%20esgoto
Jornal A Voz da Cidade (07/11/2013).
Municípios garantem verbas para saneamento | ||
FOTO: DIVULGAÇÃO | ||
| ||
Fonte: Jornal A Voz da Cidade de 07/11/2013
Disponível em https://pt.scribd.com/document/476808857/Municipios-Garantem-Verbas-Para-Saneamento
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário